domingo, 18 de março de 2012

As Esganadas, DL Março livro 1


Tema:  Serial Killer

Mês: Março

Título: As Esganadas

Autor do livro: Jô Soares

Editora: Companhia das Letras

Nº de páginas: 259

           
                                                               AS ESGANADAS

           As Esganadas entrou para minha lista após ver uma entrevista do autor, Jô Soares no Programa Altas Horas, bem humorado como sempre. Foi o primeiro porque ganhei o livro da minha querida irmã no amigo secreto do Natal 2011.
            A capa  e o título, indicam qual a obseção do assassino: gordas. A imagem a primeira vista me lembrou o próprio Jô Soares, depois fui reparar que tinha o cabelo comprido.
            O livro trata sobre um assassino obsecado por "gordinhas". Freud explica! A trama se desenrola no Rio de Janeiro da década de 30, quando quem mandava era o gaúcho (bairrismooo) Getúlio Vargas. A obra traça um panorama encantador sobre as ruas, os costumes e as confeitarias da cidade maravilhosa, em paralelo às intervenções do radialista Rodolpho d'Alencastro que me encantou com os bordões das propagandas dos mais diversificados produtos, após cada notícia. Para desenrolar esses crimes, conhecidos como Caso das Esganadas, o delegado Mello Noronha, inspetor Valdir Calixto e Tobias Esteves – inspetor de polícia português radicado no Brasil, além da repórter e fotografa da revista O Cruzeiro.
            Li o livro em um dia! Ele nos prende do início ao fim. A leitura é muito tranquila, apesar dos assassintos.. Na verdade são eles que nos prendem, impossível não querer saber quem será a próxima (big) vítima.
            Se eu fosse ou pudesse interpretar algum desses personagens, escolheria a Diana, jornalista da Revista  O Cruzeiro. Destemida, intrometida e o melhor de tudo: rica. Assim é fácil se sujeitar às agruras, pilotando um mega possante, usando lencinho Hermès  no pescoço, portando uma super máquina fotográfica! Tudo de bom!
"Existe um preconceito velado contra a obesidade. Na verdade, dificilmente os homens sentem . Podem ser gordos inteligentes ou ricos ou oferecem tantos outros atrativos. Quem sofre o problema com maior intensidade são as mulheres. As mulheres gordas. O leitor pode se escandalizar com o uso da palavra gorda. Os eufemismos mais comuns são: cheinha, forte, grande e, o mais ousado, gordinha" página 95 - Trecho da matéria de Diana, sobre o assassino e o perfil de suas vítimas.
            Acho que a nota é 3.. gostei, devorei o livro, mas esperava um pouquinho mais. Algumas coisas me pareceram exageradas - a cena que ocorre no Teatro Municipal me pareceu descabida. Outras poderiam ter ficado melhor explicadas.

2 comentários:

  1. Adorei seu blog =) Já estou seguindo!!!

    Quero ler esse livro, adoro a forma como o Jô escreve!!!

    Seja bem vinda ao meu blog:
    http://leiturasvidaepaixoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Pois é, ainda tenho minhas reservas com relação ao livro. Estou a decidir se o coloco na frente de outras leituras a fazer. Bjs

    ResponderExcluir