segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Livro 2 - Poliana

Tema: Nome próprio

Mês: Fevereiro

Título: Poliana

Autor do livro: Eleanor H. Porter

Editora: Ediouro

Nº de páginas: 174



Nessa edição, a capa tem a fotografia de uma menina/moça, que não corresponde à descrição da personagem Poliana (onde estão as sardas???), acho que pode representar uma leitora, pela postura na fotografia.

O livro trata da história da menina Poliana, que perde a mãe e os irmãos e depois o pai, reverendo de uma cidade do Oeste. O pai e a menina viviam uma vida simples, depentente dos donativos que chegavam, em função disso surgiu o "Jogo do Contente", ao qual vinculo a moral da história. Após a morte do pai, a menina Poliana passa a viver sob os cuidados da tia, uma senhora amargurada por um amor mal resolvido. A pequena Poliana encanta a todos com seu jogo, cativando as pessoas mais improváveis da localidade.

Escolhi o livro porque estava na estante. É um livro adolescente mas que encheu meus olhos de lágrima. A mãe comprou para eu e minha irmã, tinha até dediatória!

A leitura foi rápida. É um livro curtinho, acho que li em um dia!

Gostaria de conhecer o senhor Pendleton, aquele que não falava com ninguém e tinha um esqueleto no armário!!! Esse personagem se tornou um grande amigo da menina, e a história ainda reserva algo a mais para eles. Gostaria de conhecer sua casa, cheia de memórias de viagem!

Uma passagem do livro que me chamou a atenção é da menina conversando com o Dr.Chilton, por cursar medicina essa coversa foi bem significativa:

"– Dr. Chilton, eu acho que ser médico é a melhor coisa do mundo.
– Como pode ser a melhor, se só encontramos sofrimento pelo caminho?
– É a melhor sim – insistiu a menina.
– O senhor como médico cura esses sofrimentos e por isso deve ficar mais contente do que os outros. Eu penso assim."


Nota 5 adorei! Bem infantil, ao mesmo tempo com uma carga dramática grande. Um drama envolvendo criança sempre me arrancará lágrimas!! Mas a lição do livro, baseada no jogo do contente serve para qualquer marmanjão!

3 comentários:

  1. Não li Poliana, só Poliana Moça... morro de vontade de ler!!
    Ah! Não sou gaúcha, mas pertenci a um CTG em BH, e tenho uma saudade absurda de dançar as danças tradicionais!! :)
    Criei um blog há menos de um mês, ficarei infinitamente feliz se você puder visitá-lo e, quem sabe, segui-lo e comentar em alguma postagem (entrepalcoselivros.blogspot.com)! Ótima semana pra você! :)

    ResponderExcluir
  2. Esse livro me traz boas recordações da infância. Ótima escolha!

    ResponderExcluir
  3. Ai.... Poliana ... muito bom. Mas faz tanto tempo que eu li!!!!

    ResponderExcluir